Ausência de organização financeira, planejamento prévio e problemas de gestão estão entre as principais dores das empresas brasileiras
Segundo projeção realizada pelo Sebrae para 2018, a cada duas empresas abertas no Brasil apenas uma sobreviverá por mais de 2 anos. São inúmeras as causas para esse problema, que envolvem questões estruturais, de capacidade técnica e também de planejamento.
Com o passar do tempo, o mercado torna-se mais competitivo e especializado, exigindo que o empresário diferencie seu produto ou serviço para que tenha sucesso. Aumentar as receitas, o número de clientes e diminuir os custos são fundamentais para isso.
E é neste momento que as empresas encontram dificuldades para crescer e se estruturar. Dentre os problemas frequentes enfrentados pelas empresas, destacam-se:
1) Falta de Planejamento Prévio
Conhecer profundamente o mercado, o perfil dos clientes, hábitos de consumo, seus concorrentes;
Ter o planejamento básico como um plano de negócios, ter ajuda profissionais adequados como contadores e advogados e ter definida sua estratégia de vendas;
Ter definido seu capital de giro.
2) Gestão Empresarial
Estar atualizados quanto a tendências e tecnologias do setor, melhorar processos constantemente e investir em capacitação de funcionários;
Vivência e conhecimento prévio do ramo de atuação;
Estratégia clara de diferenciação.
3) Comportamento do Empreendedor
Insistência nos objetivos, buscar informações e antecipação aos fatos;
Ter controles, ferramentas para mensurar e plano de ações para atingir metas estabelecidas;
Aumentar contato com stakeholders.
O desafio do empreendedor é estar atento a todos esses problemas e ao mesmo tempo cuidar do dia a dia da organização. A criação de processos e planejamento são deixados de lado frente a necessidade de se entregar no prazo e a cobrança de clientes. O resultado é uma empresa que se sustenta a curto prazo mas se estagna a médio e longo prazo.
Neste momento do negócio o empreendedor pode seguir dois caminhos. Ou busca ajuda para crescer de forma planejada e estruturada ou se mantem como está.
Caso opte pela primeira opção, o caminho mais indicado é buscar uma consultoria financeira e contábil que entenda a fundo seu negócio e possa aconselhá-lo. Nos dias atuais, contadores e administradores passaram a ter um papel cada vez mais estratégico no dia a dia das empresas. A contabilidade deixou de ser uma obrigação e passou a ser uma necessidade e muitos empresários já se deram conta disso.
Se você tem dúvidas ou encontra dificuldades em como conduzir seu negócio e fazê-lo crescer, será que não está na hora de buscar um auxílio especializado?
A MO Contábil oferece soluções de contabilidade e consultoria contábil e financeira especializadas para seu negócio.
Clique aqui e saiba mais.
Comments